Castelo da Ordem Teutónica em Malbork
História
. Malbork (Marienburg alemão) está localizado no sudoeste de um território habitado desde tempos pré-históricos pelos prussianos (Pruzzi), uma tribo de origem báltica que eram pagãos até o século XIII. A sul ficava o Estado polonês, que tinha aceite o cristianismo no século X. As missões organizadas pelo polonês réguas para trazer o cristianismo para os prussianos, tiveram pouco sucesso e levou para o martírio de São Adalberto (997) e St Bruno (1009). Intensificação das atividades do missionário polonês no início do século XII, levou a devastadoras incursões em território polaco. Em 1215, o Papa Inocêncio IlI criou um bispado missionário para os prussianos, e dois anos mais tarde o seu sucessor Honorius lIl decretou que uma cruzada para suas terras seriam iguais às da Terra Santa.
. O Conrad, príncipe polonês foi chamado à Ordem Teutónica para obter assistência. concedendo-lhes terras na fronteira do seu território. A ordem estabeleceu-se lá em 1230, mas a resistência feroz dos prussianos durou meio século. Aproveitando suas boas relações com o imperador Frederico II e sua influência na corte Papal, o Grão-Mestre da ordem, Hermann von Salza, garantiu a concessão de todo o território conquistado e a independência do controle eclesiástico polonês.
. Os Cavaleiros Teutônicos construíram muitos castelos nos territórios capturados, com uma dupla função, política e religiosa. O Castelo de Malbork, trabalho no qual começou algum tempo após 1270, era entre todos o mais importante. Sua importância aumentou muito depois de 1309, quando a sede do Grão-Mestre da ordem foi movida de Veneza. O Castelo de Fore original, foi adaptado como sua residência e sede administrativa. O grande refeitório foi construído a norte do palácio, o lado norte do castelo médio foi fechado com uma ala de habitação.
. Quando o Tratado de Torun trouxe as guerras entre a Polónia e a Ordem Teutônica, no fim em 1457, o Castelo de Malbork passou para a coroa polonesa e permaneceu em uso, praticamente inalterado desde sua forma medieval, durante três séculos, servindo em momentos diferentes, uma sede administrativa, um arsenal central e uma residência real temporária. Ele sofreu alguns danos durante as sucessivas Guerra dos trinta anos, Guerra polaco-sueca (1655-60) e Guerra Nórdica (1700-21), mas a sua robusta estrutura básica permaneceu intacta.
. O castelo de Malbork tornou-se parte do Reino da Prússia e prontamente foi modificado para servir como quartel; uma série de demolições antipáticas e adições teve lugar no período de 1799-1803. No entanto, um número de artistas e intelectuais tinha começado a ter interesse no castelo, e como resultado de sua pressão foi designado como um monumento histórico em 1804. O trabalho de conservação começou após 1815 e continuou até 1939.
. O castelo foi parcialmente destruído no final da II Guerra Mundial, após o qual mais uma vez passado dentro das fronteiras da Polónia nova. Desde 1947 houve contínuas campanhas para a reconstrução e restauração do monumento.
. O castelo de Malbork é geralmente aceite como uma obra arquitetónica de carácter único. Muitos dos métodos usados pelos seus construtores no tratamento de problemas técnicos e artísticos (entre eles a concepção e construção de portais e abóbadas e o uso de escultura arquitetónica) grandemente influenciado por edifícios góticos numa vasta região do nordeste da Europa. O castelo foi construído para fazer uso do repertório rico da arquitectura medieval defensiva numa escala excepcionalmente grande. Ao mesmo tempo era um centro económico, militar e administrativo arquitetonicamente perfeito, planeado não só da Ordem Teutónica extensa com ramos de toda a Europa, mas também do Estado poderoso que ele fundou aqui. Foi também a residência social do mestre da ordem, que também ele foi chefe de Estado. Tendo todas essas funções em conta, o castelo deve ser reconhecido como uma criação única, com nenhum equivalente na arquitetura gótica.
. O castelo está situado numa península na margem direita do rio Nogat. A sul ficava o Estado polonês, que tinha aceite o cristianismo no século X. As missões organizaram pelo polonês réguas para trazer o cristianismo para os prussianos tiveram pouco sucesso e levou para o martírio de São Adalberto (997) e St Bruno (1009). Em 1215 o Papa Inocêncio III criou um bispado missionário para os prussianos. O Conrad príncipe polonês chamado a Ordem Teutônica para assistência, concedendo-lhes terras na fronteira do seu território. A ordem estabeleceu-se ali, mas a resistência dos prussianos durou meio século
. O Castelo de Malbork (ou Marienburg, seu nome em alemão), que começou após a 1270, estava entre os mais importantes dos muitos castelos construídos por ordem. Sua importância aumentou muito depois de 1309, quando a sede do Grão-Mestre da ordem foi movida lá de Veneza. O Castelo de Fore original foi adaptado como sua residência e sede administrativa, o impressionante Palácio dos Grão-Mestres está sendo construído em seu comer por sudoeste. O grande refeitório foi construído a norte do palácio; o lado norte do castelo médio foi fechado com uma ala de hospital e a residência do comandante da habitação, e a capela do Castelo de alta foi ampliada, com uma capela mortuária de grandes mestres dedicado a St Anne abaixo o novo presbitério. Após a primeira partição em 1772, Malbork castelo tornou-se parte do Reino da Prússia e prontamente foi modificado para servir como um quartel. Um número de artistas e intelectuais tinha começado a ter interesse no castelo, e como resultado de sua pressão foi designado como um monumento histórico em 1804. Ele foi parcialmente destruído no final da Segunda Guerra Mundial, e desde 1947 houve contínuas campanhas para a sua reconstrução e restauração.
. The High Castle foi o Convento da Ordem Teutónica na fase final. É quadrado no plano, com um pátio central, e continha vida com alojamento para os cavaleiros, com dormitórios, refeitórios, cozinhas e instalações de armazenagem extensiva. Ligado está a Igreja Conventual da bem-aventurada Virgem Maria, originalmente no primeiro andar da ala leste e estendido para fora do perímetro do castelo alto com uma nova capela-mor. O portal principal, a Golden Gate, mantém muito do seu original decoração policromada.
. O Castelo de médio e alto castelo foram cercados por fortificações das paredes, muralhas e fossos. Quando se Malbork tornou a sede do Grão-Mestre da ordem, foi criado um novo compartimento de três lados, comunicando com o castelo alto por uma ponte levadiça. O portão de entrada para o castelo alto e o grande refeitório são exemplos notáveis de alto gótico, com compartimentação delgada e grandes janelas, proporcionando uma atmosfera de luz e espaço crescente. Esta seção também abriga a enfermaria, os trimestres de comandante militar e uma ala de convidado, usado pelo visitantes dignitários da ordem e cavaleiros seculares.
. Quando ocorreu o alargamento do século XIV, foi criado um novo castelo Fore e fortificações estendido para defender todo o complexo. Uma entrada monumental na ala norte do castelo médio dá acesso ao espaço aberto central do castelo Fore. Os edifícios nesta seção foram usados para os servos da ordem, oficinas, armaduras, fundições de canhão e outros serviços. Todo o complexo é rodeado por um sistema complexo de obras defensivas, incluindo paredes maciças e bastiões, húmidos e secos fossos e valas, baluartes de terra e lagoas (que também serviram para abastecer o edifício com água).
(c) images Jan Jerzyúnski, Drs, Nemo