(Pixabay / Pexels.com)
Férias,  Notícias,  Viagens

Vai viajar para o estrangeiro? Saiba quais as melhores formas de pagamento

Se está a pensar viajar para o estrangeiro, certamente que tem dúvidas sobre como irá fazer os pagamentos no destino.

A verdade é que existem diversas opções: trocar dinheiro, se for para um lugar onde não tenha o euro como moeda, ou então usar o cartão de débito ou crédito. Contudo, é inegável que os cartões são muito práticos, além de serem uma das principais formas de pagamento em diversos destinos.

Caso opte por usar os cartões, deve ter alguns cuidados na sua utilização. Por isso mesmo, antes de viajar, informe-se junto do seu banco. Enquanto isso, leia os nossos conselhos s obre o uso de cartões no estrangeiro.

 

Como fazer pagamentos quando for viajar para o estrangeiro

Cada vez mais existem diferentes soluções de pagamento em viagem, contudo, cada uma tem a sua funcionalidade e, por isso, podem-se adequar melhor em determinados destinos.

Para poder ajudá-lo, veja abaixo qual a melhor forma de fazer pagamentos no estrangeiro, tendo em conta o seu destino.

 

Dentro da zona euro

No caso de escolher destinos cuja moeda é o euro, o mais provável é não notar grande diferença com o levantamento de dinheiro ou pagamentos com o cartão. Porquê? Porque utilizando o cartão de débito para fazer levantamentos em euros, não lhe podem cobrar comissões.

O mesmo acontece com os pagamentos com os cartões de débito e crédito.

Além de estas regras serem aplicadas às operações em euros, estendem-se às coroas suecas e aos leus romenos, a todas as transações feitas nos países do Espaço Económico Europeu, Andorra, Mónaco, San Marino, Suíça e Vaticano.

Caso queira levantamento dinheiro com o cartão de crédito (cash advance), saiba que poderá ter de pagar. Além disso, se não saldar a dívida no prazo estipulado, terá de pagar juros.

 

Viajar para fora da zona euro

Se pretender viajar para fora da zona euro, deve ter em conta que ao levantar dinheiro com o cartão de débito, vai pagar uma comissão fixa. Por isso, o melhor é levantar o maior volume de dinheiro possível, de moda a minimizar as idas ao multibanco.

Outra opção é pagar diretamente com o cartão, uma vez que as taxas de pagamento são mais baixas quando comparadas com as taxas de levantamento.

O seu cartão tem dupla função, isto é, débito e crédito? Por norma, as máquinas ATM assumem que o levantamento é a débito, contudo, podem existir máquinas configuradas para levantar dinheiro a crédito.

Nesses casos, tem de selecionar a opção de levantar a débito, para pagar menos comissões.

 

Qual é a melhor solução para fazer pagamentos no estrangeiro?

Explicadas as diferenças entre viajar para dentro ou fora da zona euro, a questão que se impõe é: qual é a melhor solução para fazer pagamentos no estrangeiro?

Por uma questão de segurança, nunca deve andar com muito dinheiro. Por outro lado, efetuar todos os pagamentos com cartão, seja ele débito ou crédito, pode significar custos acrescidos com a sua viagem.

Nesse sentido, o ideal é um meio-termo, ou seja, ter consigo dinheiro suficiente para deslocações ou refeições ligeiras, e as restantes despesas serem pagas com o cartão.

 

Cartões de crédito com cashback e sem anuidade

Já ouviu falar dos cartões de crédito com cashback e sem anuidade?

Se certas instituições oferecem descontos e, às vezes, até a isenção desse valor, dependendo do perfil de cada cliente, há outras que pura e simplesmente não cobram anuidade e ainda devolvem um valor pelas compras efetuadas.

Esse é o caso dos cartões de crédito com cashback UNIBANCO, que além de não terem anuidade, dão a possibilidade de receber até 200€ de volta nas compras ou adiantamentos realizados durante os primeiros 12 meses.

Como o UNIBANCO, marca da Instituição Financeira de Crédito UNICRE, permite a contratualização 100% online dos seus produtos financeiros, basta aceder ao site da instituição e fazer o seu pedido de cartão de crédito.

Além destas vantagens, poderá usufruir ainda da possibilidade de aderir a pacotes de seguros de viagem e/ou saúde e a possibilidade de usufruir de 20 a 50 dias de crédito sem juros.

 

5 cuidados a ter com o cartão de crédito no estrangeiro

No uso de cartões de crédito no estrangeiro, é necessário ter alguns cuidados de modo a evitar despesas desnecessárias ou dissabores durante a viagem. Como tal, deve:

  1. Manter o seu cartão por perto, de modo a evitar roubos e consequentes gastos indesejados;
  2. Limitar o plafond do crédito, pois é muito útil não só para evitar despesas desnecessárias, como também para evitar que, em situações piores, os ladrões roubem grandes quantias monetárias;
  3. Reforçar a segurança do cartão (consulte no seu banco as opções disponíveis);
  4. Analisar os movimentos do cartão, de modo a detetar eventuais movimentos que não foram feitos por si;
  5. Usar o cartão apenas em terminais de confiança (em caso de dúvida, use as caixas ATM de bancos locais).

 

Cuidados adicionais com o cartão de crédito

Além de ter cuidados específicos, há outros que deve ter não só no estrangeiro, como também em Portugal.

O primeiro é evitar deixar o cartão acessível a terceiros, pois os dados podem ser fáceis de roubar e usar online. Além disso, só deve submetê-los em sites fidedignos.

Outro aspeto importante é monitorizar todos os movimentos do cartão de crédito com frequência. Caso não o use com regularidade, ajuste o plafond para um valor próximo daquele que utiliza.