Espanha,  Europa

Medina Sidonia Palace

o Palácio dos Duques de Medina Sidonia situa-se na cidade espanhola de Sanlúcar de Barrameda, na província de Cádis, Andaluzia. Faz parte do património histórico-artístico de Sanlúcar de Barrameda, designado como tal em 1973. O palácio foi declarado um Monumento histórico-artístico, em 1978, com cabanas.

Foi construído em estilo renascentista, a casa de Medina-Sidonia no século XVI. Hoje abriga a casa de fundação do Medina Sidonia.

Design e construção envolvida, entre outros, Alonso de Vandelvira, Juan de Oviedo e Domenico Fontana, cujos desenhos são intercalados com as linhas dos mouros do antigo edifício. O jardim, cercado por muralhas medievais, foi desenhado por Giovanni Pannini, em que uma paisagem italiana, fontes e estátuas combinam com coberturas de caixa. Além do jardim tem também um bosque de 5000 metros quadrados.

Em seus mais de 4500 metros quadrados é construída uma importante coleção de obras de arte de propriedade da casa ducal. Entre eles estão as pinturas da escola espanhola (Pantoja de la Cruz, Murillo, Zurbarán, Juan de Roelas…), as obras de Goya, uma importante coleção de tapeçarias flamengas e importante mobiliário a partir do século XVI ao século XX.

Especial mencionar arquivos da casa, que, por seu tamanho, idade e interesse dos seus documentos, é considerado um dos maiores arquivos privados da Europa.

Neste momento, há uma pousada e um café por à parte do palácio. Parte dos jardins está aberto à visita pública geral com entrada franca. O Palácio pode ser visitado com visitas guiadas e encargos públicos. Existe um grupo de voluntários que apoiiam o Foundationact como guias.

 

(c) images Alvaro Pinel Bueno