Descubra o Algarve com um aluguer de carros
Portugal é um país de contrastes. Nenhum visitante estrangeiro imaginaria que um país tão pequeno pudesse ter tão grandes diferenças entre regiões, seja no relevo, na vegetação, nos diversos sotaques da língua portuguesa e até na gastronomia. As riquezas portuguesas que valem a pena uma visita são tantas e têm muitas particularidades que se torna difícil descrevê-las sem, inevitavelmente, sermos obrigados a dividir o território por regiões.
Por isso, vamos aqui debruçar-nos sobre o Algarve. Sim, sabemos que o Algarve é muito conhecido, aquém e além-fronteiras, mas também observamos que a maioria dos turistas desta zona optam pelo dolce far niente à portuguesa e se limitam às praias, restaurantes, bares e discotecas de uma cidade, esquecendo que o Algarve tem muito mais para oferecer. Por isso, aceite o convite da Auto Europe e venha descobrir o Algarve ao volante de um aluguer de carros em Portugal com um serviço de qualidade superior.
Não esquecendo que o interior do Algarve tem algumas cidades e vilas que constituem verdadeiras pérolas da história e da cultura portuguesas, é, no entanto, o seu litoral que suscita mais curiosidade aos turistas e viajantes. Sendo assim, as opções para excursões de um dia a partir do local onde se encontra alojado/a são praticamente infinitas, quer decida alugar o seu carro em Portimão, em Lagos, em Vilamoura ou em Faro (na cidade ou no aeroporto). Desde Sagres a Monte Gordo, passando pelo Alvor, Armação de Pêra, Quarteira, Olhão, Fuseta ou Santa Luzia, a costa algarvia está repleta de segredos por descobrir e paisagens únicas. Deixamos-lhe aqui algumas opções que o/a vão inspirar, de certeza absoluta. Venha daí!
Sagres
Em Sagres estará no ponto mais a sudoeste do continente europeu, na bela vila de Sagres, onde se encontram as falésias do Cabo de São Vicente, que estão entre as vistas de costa mais espetaculares de toda a Europa. Na Idade Média costumava dizer-se que era aqui o fim do mundo pois a civilização ocidental não conhecia mais nada para “além-mar” a partir deste ponto. Diz-se também que foi aqui que o Infante D. Henrique, o mentor da Expansão Marítima Portuguesa, se inspirou para iniciar essa aventura maior da História de Portugal.
Deslumbre-se com a Fortaleza de Sagres e a Capela de Nossa Senhora da Graça, que se encontram ambas na península encostada à vila e que lhe permitem belos momentos de fotografia de paisagem – para mais tarde recordar. Esta zona é também um destino de surf de eleição. Por isso, se é adepto deste desporto tão na moda, pode, e deve, aproveitar a oportunidade para surfar umas ondas. Tenha em atenção que, apesar do bom tempo que se faz sentir no Algarve em geral, aqui não deve deixar-se enganar. Esta zona em particular é bastante ventosa e, por isso, é altamente aconselhável levar consigo um agasalho extra para poder apreciar as vistas com todo o conforto.
Lagos
A cidade de Lagos foi a capital do Algarve durante mais de 200 anos e mantém algumas características no seu centro e arrabaldes antigos que provam que já foi uma cidade com grande importância no passado. Lagos vale definitivamente a pena visitar. E para absorver cada detalhe e fazer uma viagem atrás no tempo, nada melhor do que estacionar o seu carro alugado fora das muralhas que rodeiam o centro histórico da cidade e continuar a sua visita a pé.
Dê um passeio a pé pela Avenida dos Descobrimentos e descubra a importância de Lagos na época da Expansão Portuguesa pelo mundo até chegar ao Forte da Ponta da Bandeira. Este forte, construído estrategicamente numa localização privilegiada entre o mar e a cidade, data do século XVII – logo após a Restauração da Independência de Portugal face ao domínio filipino – e tinha como principal objetivo nessa altura a garantia da defesa da cidade contra os ataques de piratas e corsários, ataques que até aí tinham sido descurados, com grande prejuízo para as populações e para a própria coroa.
Albufeira
Falemos de turismo, sinónimo de Albufeira. Esta é uma daquelas cidades algarvias quase totalmente viradas para o turismo. Situada mesmo junto ao mar, aproveite, pois, para produzir boa vitamina D na praia dos pescadores ou na praia do túnel (as mais famosas e movimentadas da área) ou deixe-se deslumbrar pela beleza natural da praia dos arrifes ou da praia da coelha. Dê um passeio demorado pelo núcleo antigo da cidade e viaje para trás no tempo, descobrindo as influências romanas e árabes nas suas ruas e nos seus edifícios. Se gosta de História, nada melhor do que visitar o Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira e saber mais sobre o interessante passado da cidade, começando nos tempos pré-históricos, passando pelo domínio romano e árabe, até chegar aos dias de hoje.
Carvoeiro
Mas nem só de turismo puro e duro vive o Algarve. Aqui também vai encontrar a vila do Carvoeiro. Com a sua costa recortada, as suas belas falésias e a paisagem natural inspiradora, estes são, sem dúvida, argumentos de peso no cartão-de-visita do Carvoeiro. Aconselhamos os visitantes a percorrerem o passadiço, que liga as ruínas do Forte de Nossa Senhora da Encarnação ao Algar Seco, numa caminhada com pouco mais de meio quilómetro. Aqui poderá tirar fotografias dignas de um cartão-postal ilustrado para mais tarde recordar. Também aconselhamos a que faça aqui um passeio de barco e que visite o Algar de Benagil – descubra os magníficos jogos de luzes entre o céu e o mar nesta gruta oceânica famosa, uma das mais belas do Algarve e provavelmente de Portugal!
Faro
Faro é hoje a capital do Algarve. Naturalmente, é a maior cidade desta região e tem todos os predicados de qualquer cidade já de média dimensão para os padrões europeus, incluindo o aeroporto de Faro, que recebe uma média de nove milhões de passageiros por ano (número que continua a aumentar). É a capital de distrito com o mesmo nome e tem muito que ver e fazer. Não deixe de percorrer o centro da cidade a pé, aproveitando para fazer uma visita à Sé de Faro e deixar-se deslumbrar pela vista fantástica que daqui se tem para a Ria Formosa, um pequeno paraíso terrestre para diversas aves, peixes, anfíbios e até moluscos, alguns deles endémicos. E já que falamos nesta ria maravilhosa, que é zona de paisagem protegida, permita-nos a dica para visitar o Parque Natural da Ria Formosa, com os seus mais de 60 quilómetros de extensão e repleto de grande diversidade de fauna e flora, que todos devemos proteger e cuidar.
Tavira
Tendo uma extensão tão grande (os tais 60 quilómetros), o Parque Natural da Ria Formosa ainda consegue banhar a zona costeira da cidade de Tavira. Por isso, ao visitar esta cidade também tem uma boa oportunidade para explorar o parque natural a partir daqui. Aproveite esta oportunidade para visitar também a Ilha de Tavira, famosa pelo seu parque de campismo, restaurantes especializados em peixes e mariscos onde pode deliciar-se com as iguarias locais e ainda as diversas praias onde pode relaxar e dar um mergulho, incluindo uma praia oficial de naturistas no oeste da ilha, mais conhecida por Praia do Homem Nu.
A Auto Europe
Alugar um carro em qualquer das cidades algarvias permite-lhe o aproveitamento máximo das suas férias de praia e diversão. A todas elas chegará com facilidade (dependendo do trânsito, que naturalmente aumenta na época alta), quer através da Estrada Nacional 125, quer pela autoestrada A22, conhecida por Via do Infante. Há mais de 65 anos no mercado de aluguer de carros, a Auto Europe proporciona aos seus clientes as melhores e mais económicas ofertas em mais de 24.000 balcões em 180 países por todo o mundo, incluindo mais de uma centena só em Portugal.
Em parceria com algumas das mais reconhecidas empresas de rent a car do mundo, mas também com empresas locais e nacionais, a Auto Europe está em condições de lhe oferecer as melhores cotações do mercado numa grande variedade de automóveis de aluguer, em locais de grande conveniência e em conjunto com o melhor serviço do género. Passe pelo nosso website e veja você mesmo/a. Se precisar de ajuda, contacte um dos agentes de reservas pelo telefone para saber como é rentável e eficiente usar um aluguer de carros no Algarve.
Divirta-se!