França

Turismo na Normandia, edição gastronomia

A belíssima região da Normandia, localizada a aproximadamente 2h de Paris, é de encher os olhos com suas paisagens que inspiraram os Impressionistas, mas também é de dar água na boca com sua gastronomia por vezes super requintada e outras simples e igualmente saborosas. Acompanhe neste artigo um Roteiro na Normandia com foco na gastronomia.

Nossa viagem na Normandia começa em Pont L’eveque, a charmosa cidade fica localizada no interior verdejante normando. Herdeira de um passado rico em história e com uma arquitetura típica do Pays D’auge, a cidade é rodeada por haras e fazendas produtoras da base da culinária gastronômica normanda.

 

Para aproveitar cada minuto da sua viagem e ter certeza de realizar o roteiro que você deseja, indicamos a agência de Turismo Receptivo Descobrindo a Normandia.

Eles oferecem roteiros e passeios de um dia saindo de Paris ou outra região da França. Os roteiros são personalizados e privados, podendo ser de acordo com seu ritmo, mais dinâmico ou com mais calma.

A experiência que a Descobrindo a Normandia oferece além de visitar os locais imperdíveis na região é uma imersão na cultura e savoir vivre francês, com o motorista-guia francês dando todas as explicações em português, o que deixa tudo muito mais interessante.

 

O coraçao da Normandia : O Calvados

Calvados é o nome do departamento francês da região da Normandia criado na Revolução Francesa, em 1790, e também o nome dado ao destilado da sidra ou da pera cultivada na região.

Entre as muitas famílias que cultivam e produzem os calvados iremos conhecer um pouco mais sobre a Experience Calvados, Père Magloire.

 

Experience Calvados – Normandie (J&P Art)

 

O local é uma imersão na história da Normandia, uma visita multissensorial, você sentirá o odor da maçã recém colhida, videoprojetor recriando o vilarejo da época criam o clima para transportar o

 

visitante para a cronologia da criação de tudo, dos vikings até os dias atuais e explicando o processo de fabricação da bebida.

Após passar pelas 7 salas do museu, o visitante poderá degustar os diferentes tipos de calçados produzidos pela casa ou para quem não é adepto da bebida, poderá conhecer sucos de maçã com excelente qualidade.

E como estamos em Pont L’Eveque, vamos aproveitar para falar na nossa próxima visita gastronômica no nosso Roteiro na Normandia.

 

Queijos Normandos : Livarot, Pont L’Eveque, Neufchatel e Camember

Pont L’Eveque, que além de ser a cidade que abriga o museu do calvados, também é nome do famoso queijo normando.

O Pont-L’Evêque teve uma longa história durante a Idade Média.

Conhecida no Pays d’Auge desde 1230, a receita do Pont-L’Évêque foi criada por monges cistercienses que viviam a oeste da cidade de Caen. Este queijo era então conhecido como Angelot.

Este termo vem do nome de uma moeda, o Pont-L’Évêque era então usado como meio de troca, remuneração e imposto! Adquiriu sua forma quadrada para se diferenciar de outro famoso queijo da região: o Livarot.

Podemos citar 4 como sendo os principais queijos normandos: Livarot, Pont L’Eveque, Neufchatel e o mundialmente famoso Camembert.

 

Queijos Normandos – Camembert Livarot (J&P Art)

 

Para fazer uma degustação e conhecer melhor o processo de fabricação desses queijos, iremos em direção a Livarot, local onde fica a Fábrica de Queijo Graindorge.

Situada no coração da Normandia, na bocage do Pays d’Auge, a Fromagerie E. Graindorge beneficia de um clima e de uma agricultura ideais para a produção de queijos com Denominação de Origem Protegida da Normandia.

O Pays d’Auge é talvez a região natural mais bem caracterizada da França. Seus solos são ricos e férteis e seu clima é particularmente favorável.

A temperatura, geralmente amena, sem grandes diferenças entre as estações, a abundância de chuvas e sua distribuição por muitos dias fazem do Pays d’Auge a região de eleição para pastagens e pecuária.

A vaca normanda sob as macieiras em flor não é apenas uma imagem de cartão postal da região. É o emblema da bocage da Normandia que a Fromagerie Graindorge procura defender.

Incentiva os criadores a privilegiar a raça normanda: por um lado pelo seu leite, reconhecido pelas suas qualidades adequadas à produção e maturação dos queijos AOP Normandie, e por outro, pela manutenção da raça normanda, adaptada à sua região.

As vacas da Normandia têm pelagem branca com manchas marrons. Eles vivem no pasto metade do ano e no celeiro durante todo o inverno. Alimentam-se apenas de ervas e forragens enriquecidas com alguns suplementos alimentares naturais.

O leite cru de vacas da Normandia oferece a melhor garantia de sabor. O leite é dito “cru” quando não passa por tratamento térmico durante a produção.

É o leite puro, como nas fazendas de antigamente. Revelando assim todos os sabores do seu terroir. É assim que os queijos podem ter sabores diferentes dependendo da estação.

A Fábrica coleta seu leite de 110 produtores localizados nas proximidades. O apoio dos criadores contribui para a qualidade do leite e consequentemente para a manutenção da qualidade dos queijos e do seu aroma típico.

Durante o percurso explicativo, o visitante ira acompanhar desde a chegada do leite à fábrica até o embalo dos queijos em suas respectivas caixas adaptadas.

Ao fim da visita é oferecido aos visitantes quatro queijos para degustação. Uma dica é degustá-lo sozinho e depois fazer algumas associações como adicionar geleia, baguette tradição e também a cidra da região! Sucesso garantido.

 

Fabrica de Queijo e manteiga (J&P Art)

E por falar em cidra, seguiremos nosso Roteiro na Normandia em direção a Cambremer.

 

Rota da Sidra na Normandia

Beuvron en Auge – Creperie et Cidrerie (J&P Art)

 

Saindo de Livarot, 25km em direção ao sul, chegaremos em Cambremer. Um vilarejo pitoresco, que conta com apenas 1322 habitantes, é o ponto de partida para a Rota da Sidra.

A Rota da Sidra é uma rota turística sinalizada de 40 km que atravessa uma paisagem tipicamente Normanda e liga, por pequenas estradas pitorescas, os vilarejos de Beuvron-en-Auge, Cambremer, Bonnebosq e Beaufour-Druval.

Neste esplêndido cenário bucólico, verdadeiro cartão-postal da Normandia, castelos, casarões, casas em enxaimel e campos de macieiras dão à região da Normandia algumas de suas mais belas imagens. O Pays d’Auge é também a terra dos cavalos, onde se encontram os haras mais prestigiados.

 

Pique nique na Normandia – roteiro Normandia (J&P Art)

Os locais citados são apenas alguns exemplos de vários que existem em matéria de gastronomia na Normandia.

Uma dica quando estiver em sua Viagem na Normandia, se sua estadia cair em um dia de feira do local (geralmente nas terças e sextas) aproveite para degustar a culinária local, onde você pode encontrar um pouco de tudo. Dos queijos e cidras aos doces, esse último merece um artigo inteiro dedicado devido à variedade de sobremesas e doces que a Normandia tem a oferecer.

Os direitos autorais das fotos pertencem a J&P Art Photography