Champs Elysées
A Avenue des Champs-Élysées é uma prestigiada Avenida em Paris. Com seus cinemas, cafés, lojas de especialidade de luxo e cortados de castanheiros, a Avenue des Champs-Élysées é uma das ruas mais famosas do mundo, e com rendas tão altamente quanto €1,1 milhões (US$ 1,5 milhões) anualmente por 1.100 pés quadrados (92,9 metros quadrados), continua a ser a segunda mais cara tira de bens imobiliários na Europa, tendo recentemente (a partir de 2010) sido ultrapassado da Bond Street em Londres.
O nome é em francês Campos Elísios, o lugar dos mortos na mitologia grega abençoados. A Avenue des Champs-Élysées é conhecida como ‘A mais bela avenida do mundo’, avenue de La plus belle du monde em francês
A Avenida atravessa por 2 quilômetros (1,25 km) o 8º arrondissement em Paris noroeste, da Place de la Concorde, no Oriente, com o Obelisco de Luxor, para a Place Charles de Gaulle (anteriormente a Place de l’Étoile) no oeste, localização do arco do triunfo. A Champs-Élysées integra o Axe historique.
Um dos principais destinos turísticos em Paris, a maior parte dos Champs-Élysées são rodeados por vegetação (Carré Marigny) e por edifícios como o Théâtre Marigny e o Grand Palais (contendo o Palais de la Découverte). O Palácio do Eliseu é ligeiramente ao norte, mas não na Avenida propriamente dita. Mais a oeste, a Avenida é repleta de cinemas, cafés e restaurantes (mais notavelmente Fouquet) e lojas especializadas de luxo. O Champs-Élysées termina no arco do triunfo, construído por Napoleão Bonaparte para honrar suas vitórias.